Tem como ganhar massa magra e perder gordura ao mesmo tempo?

Tem como ganhar massa magra e perder gordura ao mesmo tempo?

Hipertrofia muscular e redução de gordura corporal, o objetivo que quase todo mundo almeja simultaneamente, gerando a tão sonhada definição!

Mas será que é possível?

Vamos aos fatos!

A via de sinalização para síntese proteica, mediada pela mTOR, é completamente ANTAGONICA à via de sinalização da lipólise e beta-oxidação, mediada pela AMPK, OU SEJA, mecanismos que ativam uma das vias, inibem a outra (tal como insulina e glucagon, por exemplo), por esta lógica não haveria como conseguir tal feito.

mTOR é estimulada na presença de treino resistido, aminoácidos, insulina e superávit calórico. AMPK é sinalizada através de exercícios aeróbicos e déficit calórico.

No entanto esses mecanismos não são tão simplistas assim, existem situações em que os dois objetivos podem ser concedidos ao mesmo tempo mais facilmente. Vou exemplificar 3 situações clássicas.

O primeiro deles é logo quando iniciamos a prática de atividade física, nos primeiros 6 meses a 1 ano. Enquanto menor o nível de treinamento do indivíduo mais lastro fisiológico ele tem para evoluir. Infelizmente, esse período é pouco aproveitado pela maioria das pessoas, que raramente seguem um plano alimentar ou realizam um treino intenso de verdade, as vezes por falta de orientação.

O segundo caso acontece quando o indivíduo treinado para de treinar, reduz alguns kg de massa muscular e aumenta alguns de gordura, e depois de um determinado período volta aos treinos, recuperando boa parte da massa magra devido a memória muscular e reduzindo gordura corporal próx aos níveis de quando parou de treinar.

E o terceiro caso é quando o indivíduo é usuário de esteroides anabolizantes, que mantém o estímulo aumentado para síntese proteica 24h por dia 7 dias por semana, sendo alguns desses hormônios apresentando também características lipolíticas.

Lembrando que, conforme evoluímos, torna-se cada vez mais difícil de alcançar ganhos acentuados nos dois aspectos de uma vez, portanto para praticantes de musculação já experientes e que possuem alimentação controlada há bastante tempo, a orientação é focar em somente um dos objetivos por vez!

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